Voltar

sexta-feira, 15 de março de 2024

Programa Avançar na Saúde garante R$ 1,5 milhão para o HCB

Compartilhe:

O Hospital de Caridade de Beneficência de Cachoeira do Sul foi beneficiado com o valor de R$ 1,5 milhão pelo Programa Avançar do governo do estado para aquisição de equipamentos e estruturação do Centro Cirúrgico. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual de saúde, Arita Bergnamm.

"Quanto aos equipamentos que serão adquiridos, vamos definir agora quais são as prioridades, e depois passaremos para o processo da compra", informa o superintendente Luciano Morschel.

O Centro Cirúrgico está em fase de ampliação e passará dos atuais 415 m² para 1490 m². A 1ª etapa foi concluída em agosto de 2023, onde foram entregues sala da Engenharia Clínica, vestiários masculino e feminino, sala de recepção com secretária, duas salas para conversa médica, copa e sala de estar da equipe, salas de espera e vestiários para pacientes ambulatorial.

A segunda etapa do projeto, com previsão de entrega para o final de abril de deste ano, contemplará oito salas cirúrgicas, salas para guarda de materiais e equipamentos, posto de enfermagem, sala de indução anestésica, DML e sala de utilidades. Todos estes espaços vão ocupar todo o 3º pavimento do Anexo, o chamado Hospital do Futuro II.

A terceira etapa ocupará as dependências do bloco já existente, onde vão ter 23 leitos em sala de recuperação, posto de enfermagem, banheiros para paciente, salas de enfermagem, sala de discussão de casos médicos, sala de biópsia, DML e sala de utilidades, entrada de paciente internado e ampliação da farmácia do bloco. Esta etapa está prevista para ser concluída em julho de 2024.