Voltar

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

HCB realiza 1ª captação de órgãos em 2024

Compartilhe:

A filha da paciente Tania Nara Figueira Flores, 59 anos, de Cachoeira do Sul , autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica. A captação de órgãos foi realizada no HCB no dia 28 de janeiro por uma equipe composta por um médico e duas enfermeiras da OPO 7. Foram captados os rins.

Esta é 1ª captação realizada pelo hospital em 2024, totalizando 45 captações desde de 2002. Lembrando que desde de 2023, quem quiser ser doador de órgãos, pode assinar uma escritura pública declaratória, basta se dirigir ao Tabelionato de Notas de sua preferência com documento de identidade.

Todo o ano a CIHDOTT realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos, mas é em setembro, no dia 27, quando comemoramos do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que a equipe da comissão realiza atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira Vanessa. Em setembro o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.