No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem o objetivo promover reflexões sobre a cidadania das pessoas travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias (que não se reconhecem nem como homens nem como mulheres).
Nesse dia, o HCB divulga a Política de Diversidade e Inclusão, iniciativa da Superintendência e Coordenação de RH, com o objetivo de promover um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo, livre de estereótipos e discriminação.
De acordo com o superintendente Luciano Morschel, o HCB é contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.
A valorização da diversidade dos colaboradores proporciona um ambiente de trabalho acolhedor, com menos julgamentos e mais abertura para que todos manifestem seus pontos de vista. Desenvolver e adotar ações de diversidade e inclusão como estratégia favorece maior empatia, escuta, flexibilidade e compreensão, desconstruindo preconceitos.
Dessa forma, o Programa de Diversidade e Inclusão visa transformar a realidade da instituição com diversas ações e atuação dos grupos de afinidades das cinco frentes estratégicas:
- ️LGBTQIAP+
- ️ PCD
- ️ Etnias
- ️ Gerações
- ️ Gênero