Referente ao novo piso salarial da enfermagem sancionado no dia 04 de agosto, o Hospital de Caridade e Beneficência reconhece todo o mérito e a importância da categoria da enfermagem para o desenvolvimento do HCB e em especial no enfrentamento da pandemia em todo o país. A preocupação é que o novo piso salarial não veio acompanhado de fontes de financiamento para arcar com o pagamento.
A remuneração SUS está defasada fazendo com que os hospitais filantrópicos trabalhem com prejuízo no atendimento ao SUS tendo que buscar outras fontes de recursos para manter seus compromissos em dia, mas nem sempre suficientes.
Neste momento o HCB ainda não tem definição de como poderá pagar este piso, porque depende de novas fontes de custeio e junto com os demais hospitais filantrópicos ainda busca alternativas, especialmente junto ao governo federal.
No dia 11 de agosto a Federação das Santas Casas do RS vai realizar assembleia geral em que a pauta é a sustentabilidade do setor frente à sanção do novo piso da enfermagem na intenção de encontrar uma solução coletiva.