Superintendência apresentou aos coordenadores médicos do hospital plano de ação referente aos requisitos institucionais da ONA.
A metodologia aplicada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países. Este é o maior reconhecimento que uma instituição de saúde pode receber, visto que o processo de conquista da acreditação resulta em mais qualidade, segurança e humanização no atendimento e cuidado com o paciente.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover e garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. É realizada de forma voluntária e, como ferramenta de gestão, contribui para a melhoria do desempenho das unidades hospitalares, identificando pontos operacionais a serem aperfeiçoados, promovendo cooperação interna e mantendo conformidades.
O processo de acreditação percorre 3 níveis, em ordem crescente:
Nível 1 – Segurança do Paciente
Nível 2 – Processo de Organização
Nível 3 – Prática de Gestão de Qualidade
Neste projeto, assessorado pela empresa EJRos Brasil e que terá aproximadamente uma duração de 18 meses, o HCB será avaliado em nível 1. De acordo com o superintendente, Luciano Morschel, “este projeto somente terá êxito se houver engajamento de todos os colaboradores, médicos e terceiros com o objetivo de conquistarmos um hospital mais seguro e eficiente”.