A família da paciente Vanessa Carvalho Sehgno, de 38 anos, de Rio Pardo, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um AVC Hemorragia subaracnóidea. A captação de órgãos foi realizada no HCB no dia 03 de agosto por uma equipe composta por médicos e um enfermeiro da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos). Foram captados rins e fígado.
Esta é a 2ª captação realizada pelo hospital em 2021, totalizando 31 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, Coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)) do hospital, esse ano foram abertos três protocolos por morte encefálica, onde um paciente não foi doador devido ser incompatível com doação e os outros dois foi realizado a captação.
Em setembro o HCB realiza a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades.