Voltar

quinta-feira, 9 de março de 2023

Dia do Rim 2023 é comemorado no dia 09 de março.

Compartilhe:

No dia 09 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim e neste ano o tema específico é Cuidar dos Vulneráveis & Estar Preparado para os Desafios Inesperados. Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema central que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”.

De acordo com Sociedade Brasileira de Nefrologia os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, ou por catástrofes locais, como enchentes, desabamentos, desastres ambientais, demonstraram a necessidade de todos os setores da sociedade estarem preparados para o inesperado. E isso, especialmente, para proteger e cuidar dos mais vulneráveis. Quando esses eventos acontecem, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.

 A doença renal crônica (DRC) pode ser grave, sobretuto quando evolui para estágios avançados, quando são necessários tratamentos como diálise e o transplante renal. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atualmente  mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Neste dia a equipe do Serviço de Nefrologia do HCB estará engajada em realizar atividades de conscientização nos setores, com os pacientes e acompanhante.

Serviço de Nefrologia do HCB
O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 17 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. O serviço conta com 38 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 123 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado.

No setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de todo o serviço que o HCB oferece.

Saiba Mais!

Sobre a Doença Renal Crônica
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Confira os principais gripos de risco para a DRC:
- Hipertensão Arterial
- Diabetes Mellitus
- Histórico de doença renal ou cardiovascular
- Idosos
- Obesidade
- Tabagismo
- Uso frequente de medicamentos que podem causar danos aos rins (nefrotóxicos)
- Histórico familiar de doença renal