No dia 16.03.2020 o HCB criou o Comitê COVID-19, composto pela superintendência, direção administrativa, de infraestrutura, gerência de enfermagem e SCIH. Desde então, o Comitê se reúne diariamente, para definir ações conforme alterações no cenário brasileiro . Abaixo seguem as decisões tomadas até o momento:
O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira de do Sul - HCB - comunica que da terça-feira, 17 de março, passará a restringir acessos na instituição. A determinação é uma medida para evitar a propagação do COVID-19, novo coronavírus.
Foram suspensas as visitas nas Unidades de Internação, UTI Neonatal e Pronto Atendimento.
- Na UTI Adulto: as visitas serão limitadas a 1 pessoa por paciente em cada turno;
- Acompanhantes de pacientes internados: a troca deverá ser realizada a cada 12 horas;
- Nas Salas de Espera: será permitido 1 acompanhante para crianças, idosos ou para pacientes com deficiência motora/cognitiva.
No dia 18.03.2020 foram tomadas medidas de proteção na Maternidade do HCB:
- As visitas externas estão suspensas;
- A presença de um acompanhante de escolha da gestante está garantida durante toda a internação;
- As trocas de acompanhantes poderão ser realizadas apenas com a autorização da enfermagem e aqueles com sintomas respiratórios não poderão permanecer no hospital;
- Estão suspensas a presença de fotógrafas e doulas;
- A visitação de crianças (irmãos/irmãs) está suspensa até segunda ordem.
O HCB também determinou a suspensão de todas as aulas práticas e os estágios curriculares a partir do dia 21.03.2020, visando evitar a propagação do COVID-19.
No dia 19.03.2020 o HCB comunicou a suspensão do AGENDAMENTO DE ATENDIMENTOS ELETIVOS (cirurgias, exames e consultas).
No dia 21.03.2020 o HCB determinou a colocação de máscara cirúrgica em todos os pacientes que apresentarem-se com sintomas respiratórios. A triagem é realizada por técnicos em enfermagem, nas portas de entrada do HCB (porta principal e emergência) e UPA.
Durantes os dis 23 e 24 de março o HCB lançou campanha de doações para o enfrentamento do novo coronavírus.
Seguiremos atentos ao avanço do vírus, assim como aos informes da Organização Mundial da Saúde e informaremos em caso de novas providências.