SERVIOS


Pastoral


SERVIÇO RELIGIOSO

CAPELANIA: Pe. Diocesanos de Cachoeira do Sul
 
As principais atividades do Serviço Religioso são:

Atendimento aos pacientes e familiares:
Atendimento personalizado aos pacientes nos seus leitos e para familiares que estão acompanhando, bem como Sacramentos da Eucaristia, Confissão, Unção dos Enfermos. Aos pacientes que não receberam ainda e desejarem, são oferecidos os sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio. Presença, diálogo, acompanhamento intensivo e conforto na hora da perda.

Atendimento aos Funcionários:
Assistência pessoal, sacramentos, preparação e celebração dos sacramentos, retiros e momentos de formação.

Celebrações Eucarísticas:
Realizadas na Capela do Hospital, localizada em frente ao mesmo, nas 1ª Quartas –feiras do mês (8h).
 
Celebrações especiais:
Páscoa, Memória de Falecidos, Semana da Enfermagem, Solidariedade, Aniversário do HCB, Dia do Enfermeiro, Ação de Graças, Natal e outras.
 
Equipe de Pastoral:
Os agentes de Pastoral são preparados e orientados para esse trabalho, através de formação individual e encontro mensal com o grupo, com temas referentes ao trabalho e partilha. São realizados momentos de convivência, quando o grupo se reúne para confraternização e descontração, e momentos de espiritualidade e retiro.
Atualmente a pastoral da saúde hospitalar está localizada no 2º Andar da instituição, próximo a Maternidade e a equipe está assim estruturada:
Vanderlei Trindade, Pe. Diocesanos, Pastores e visitadores das diversas Igrejas da cidade .
 
 
 
 
 
 Voluntários Pastoral da Saúde Hospitalar
 
 
 
Projeto Sorriso Grátis:

Para quem está internado em uma casa de saúde, qualquer sorriso, brincadeira ou palavra de apoio pode ser o diferencial para lutar contra a doença ou se entregar à enfermidade. Levar alegria, música e diversão vem sendo a tarefa dos voluntários do curso de liderança juvenil da Igreja São José através do projeto Sorriso Grátis. Com o apoio da Pastoral Hospitalar, Diuly Bittencourt, 15 anos (coordenadora do projeto), Jéssica Machado, 17, João Antônio Porciúncula, 17, Jéssica Bittencourt, 17, e Taylor Bulsing, 14, estão indo todas as quintas-feiras à tarde ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para levar música, palavras de apoio e brincadeiras para quem está internado.

 

Acompanhados do diácono Carlinhos Machado, os adolescentes brincam com as crianças que estão na pediatria e visitam também os pacientes adultos que estão acamados. A alegria das crianças ao vê-los vestidos de palhaço com roupas alegres e coloridas estimula para que os pequenos sorriam e comecem a brincar. Foi o que aconteceu com a pequena Mikaela Menezes Orquiz, de 11 meses. Internada devido a uma pneumonia, mesmo no colo da mãe, Kaiane, fazia esforço para pegar o nariz e os chapéus dos palhaços. Não demorou muito para conseguir tirar um sorriso da pequena.

 

NOVO ÂNIMO - A auxiliar administrativa Adriana Machado Moraes, que estava acompanhando seu filho Marcus Vinícius, de 1 ano e três meses, há quatro dias na pediatria do HCB devido a uma pneumonia, acredita que este tipo de trabalho realmente faça diferença com as crianças internadas. “Eles brincam com eles e as crianças já mudam. Elas ganham novo ânimo”, afirma a mãe. Nos quartos visitados pelos voluntários era fácil ver também o sorriso no rosto dos pacientes e familiares que os acompanhavam.

 


  • Bebê do HCB
  • Recado do Paciente
  • Localize

Receba novidades do HCB

Cadastre seu e-mail para ser incluído(a) na nossa lista de contatos:

  • Cursos
  • Pesquisa de Satisfação
  • Visitas

HCB - Hospital de Caridade e Beneficência
  • Hospital de Caridade e Beneficência - HCB  - Saldanha Marinho, nº 48, Centro - Telefone (51) 3722.0800 - Cachoeira do Sul - RS

  • Qualidade RS
  • Prêmio Qualidade
  • Prêmio Qualidade
  • Telefone
    (51)3722.0800
  • E-mail
    sac@hcb.com.br
  • Facebook
    hcbch
  • Email Corporativo
    email hcb

S-Maq S-Info