NOTCIAS

NOVIDADE NO HCB - Laser para cirurgia de cálculo renal

06 de Julho de 2018


NOVIDADE NO HCB - Laser para cirurgia de cálculo renal

HCB oferece tratamento da crise de cálculo urinário por fragmentação a laser.


Segurança, conforto e o que há de mais moderno agora em Cachoeira do Sul.


Quem já passou por uma crise de cólica renal sabe o sofrimento que essa dor representa. Em um estudo realizado há alguns anos com objetivo de quantificar a intensidade da dor da cólica renal, em uma escala até 10, a crise renal ficou em 9 enquanto a dor do parto ficou em 8. “Costumo dizer aos pacientes que essa é uma das únicas dores maior que a do parto e que geralmente nos pega de surpresa no meio da noite sem ter hora para acabar”, ressalta o médico urologista Dr. Genaro Trojahn.


Mas o pior são as outras complicações decorrentes de um quadro de cólica renal que podem ocorrer. Pode-se ter risco de perda de função renal e infecção associada, o que põe em risco a vida do paciente. Estima-se que 15% da população em algum momento da vida irão ter uma crise e 30% serão casos de cirurgia (Fonte: Rohden 2009). “Então espera-se que cerca de 13.500 cachoeirenses que tenham cólica renal, 4 mil casos serão cirurgicos”, informa o médico urologista Dr. Renan T. Oliveira.  A cirurgia está indicada para os casos graves de dor intensa e constante, dilatação renal ou infecção associada.


Graças a evolução da tecnologia empregada na medicina a cirurgia para cálculo urinário hoje é extremamente pouco invasiva, desde que se tenha o material cirúrgico adequado. Isso significa baixo risco e conforto ao paciente. O emprego da técnica de acesso ureteroscópico (cirurgia que utiliza o vídeo para acessar o cálculo através da bexiga) associado a fragmentação do cálculo por Laser é o que tem de mais moderno no mundo. “Hoje não admitimos mais que o paciente sofra e corra riscos devido uma crise de cólica renal, até porque com o material que temos disponível no HCB a cirurgia torna-se segura, confortável e eficiente na maioria dos casos”, declara o médico urologista Dr. Renan T. Oliveira.


O recado que os médicos urologistas do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul dão à você é que se algum familiar, amigo ou até você mesmo iniciar com dor lombar do lado direito ou esquerdo, de forte intensidade, que migra para parte da frente do abdômen, associado a náuseas ou vômitos, corra para a emergência do para ser avaliado pelo médico. Dr. Renan informa que se os sintomas forem sugestivos de cólica renal você fará uma tomografia e assim iremos detectar o tamanho, localização e formato do cálculo (pedra) e saberemos a melhor forma de aliviar a sua dor e evitar que seu rim sofra danos.


 

Dr Renan T Oliveira – Urologista – Membro da Sociedade Brasileira de Urologia – CRM 33130 – RQE – 28735

Atendimento: Centro Clínico HCB – Térreo – CLINIMED – Tel: (51) 3724-2312

Dr Genaro Trojahn – Urologista – CRM 30176 – RQE – 32032

Atendimento: Centro Clínico HCB – SANTE Medicina Especializada – Telefone: 51 3723 3473

 

INFORME-SE

Canais Central de Agendamento de Exames Online

Telefones: 51 3722 0800 – opção 2 ou 51 3722 0876

E-mail: agendamento@hcb.com.br

WhatsApp: 51 998835355

facebook.com.br/hcbch/

Site HCB -  www.hcb.com.br -, clicando no link Central de Agendamento de Exames Online no topo da página.



  • Bebê do HCB
  • Recado do Paciente
  • Localize

Receba novidades do HCB

Cadastre seu e-mail para ser incluído(a) na nossa lista de contatos:

  • Cursos
  • Pesquisa de Satisfação
  • Visitas

HCB - Hospital de Caridade e Beneficência
  • Hospital de Caridade e Beneficência - HCB  - Saldanha Marinho, nº 48, Centro - Telefone (51) 3722.0800 - Cachoeira do Sul - RS

  • Qualidade RS
  • Prêmio Qualidade
  • Prêmio Qualidade
  • Telefone
    (51)3722.0800
  • E-mail
    sac@hcb.com.br
  • Facebook
    hcbch
  • Email Corporativo
    email hcb

S-Maq S-Info